quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sobre Vitaminas..."C"

Hoje vamos falar da delicia da Vitamina C e suas funções..


Sua Função: Participa da constituição das células  do corpo, como ossos, cartilagens e dentes.
Combate as hemorragias e fortalece o sistema imunológico, regula o metabolismo geral do organismo
Sua Carência promove:  avitaminose designada por escorbuto, gengivite, predisposição a infecções como gripe, bronquite, pneumonia e hemorragias.

É importante saber que a vitamina C é extremamente instável. Ela reage quando exposta ao ar e a luz, assim como quando misturada com leite, água com gás, ou qualquer outro meio que possui um Ph alcalino.

Assim que é exposta começa o início de reações químicas que a destroem, o que gera o sabor ruim em sucos prontos já há algum tempo. Estima-se que, em uma hora, quase  todo o conteúdo vitamínico já tenha reagido e evaporado.

Por este motivo a importância de consumir as frutas e suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas seja absorvido com garantia.. 

É importante salientar que as frutas, legumes, verduras e todo alimento vivo que nos proporcionam vitaminas devam estar em pleno estado de frescor (cascas, cor e etc.), 

Pois caso estas estejam machucadas, amassadas, coloração diferente do seu estado normal...podem já haver perdido seu real teor vitaminico.

Fontes:  Agrião, Alface, Abacaxi, Tangerina, Caju, Acerola,  Mamão, Laranja, Limão, Melão, Brócolis, Morangos, Manga, Kiwi, Cantalupo, Toranja, Pimentão, Couve, Ervilha, Caju, Camu-camu, Goiaba, Tomate, Rúcula, Alho, Cebola, Repolho, Espinafre, brotos de verduras.

Saúde e Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário