quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Sobre Vitaminas..."D"

E continuando nosso papo sobre vitaminas....

Hoje vamos falar sobre a D...é aquela mesmo que dizem que se encontra no sol..... Não, definitivamente não há Vitamina D no SOL (por falar nele, estou com saudades...está chuvendo muito por esses dias)..... Bem,  o que acontece é que quando há exposição da pele sob a luz solar, ocorre a sintetização da mesma no organismo, trazendo assim os beneficios necessarios. 


São duas as principais: vitamina D2 (calciferol) e vitamina D3  (colecalciferol). Esta última é produzida quando há a exposição da pele à luz solar, mais especificamente, à radiação ultravioleta B.
Saiba que a exposição ao sol de 15 minutos dia é ideal para nos proporcionarmos de seus beneficios.....Mas lembre-se o sol dos horarios mais cedo ou do fim do dia.

A Vitamina D possui importante função na absorção de cálcio, sendo essencial no desenvolvimento dos ossos e dentes.
A deficiência de vitamina D (hipovitaminose D) pode resultar em diversas desordens nos ossos, como:

* Raquitismo: é uma doença infantil que se caracteriza por crescimento deficiente e anormalidades nos ossos longos. É comum acontecer em fetos, quando a mãe possui deficiência de vitamina D;
* Osteomalácia: esta desordem é exclusiva de adultos e caracteriza-se pela fraqueza muscular próxima e fragilidade óssea.
* Osteoporose: é quando há uma redução da massa óssea, sendo que os ossos passam a ser mais frágeis.

Além das desordens citadas anteriormente, a deficiência da vitamina D pode estar relacionada à suscetibilidade a diversas doenças crônicas como: tuberculose, câncer, pressão alta, esclerose múltipla, depressão e esquizofrenia.

Casos de hipervitaminose D são muito raros. Quando ocorrem é devido à erros manufatureiros e industriais. A longa exposição ao sol não causa excesso dessa vitamina.

Fontes: Óleo de peixe, fígado, gema de ovos, peixes gordurosos (salmão,  sardinha, atum, cavalinha).

Saúde e Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário