quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Biomassa!!

A cor é linda.... A textura...é perfeita....e o sabor.... Completamente neutro, podendo assim ser utilizada em diversas receitas.... desde . Feijão, sopas,sucos, doces, bolos, vitaminas e etc..

A Biomassa...... é a Banana Verde... que cozida nos trás inúmeros benefícios!




Considerada um alimento funcional, apresenta alto teor de amido resistente presente em sua polpa. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, pois não é digerido e absorvido no intestino delgado, sendo fermentado somente no intestino grosso, onde favorece a proliferação de bactérias benéficas para o nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa intestinal responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.
Sendo assim a banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros de diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Por ser um alimento de baixo índice glicêmico,ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Com isso, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de açúcar
no sangue controlados, não necessitando da liberação excessiva de insulina, contribuindo assim para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

Auxilia também na prevenção do acúmulo de gordura corporal, uma vez que permite menor ingestão de
alimentos devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Estudos indicam ainda que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol sanguíneo, sendo que  pode ter importante função preventiva no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Muito fácil de fazer....

Banana verde (dê preferência a alimentos orgânicos)
Água

Solte as bananas da penca, com o cuidado para não abri-las. Lave-as em agua corrente com esponja própria para frutas.

Disponha em Panela de pressão e acrescente água até cobrir  todas. Deixar no fogo por 20m. Desligue o fogo e deixe a pressão sair totalmente. Não abra a válvula para apressar o processo, pois durante esse tempo, ela irá terminar de cozinhar.

Retire as bananas ainda quentes (com todo o cuidado), retire as cascas... eu utilizo um garfo para abrir as bananas e uma colher para passa-las para o liquidificador ou processador. Ferva 100ml de água.
Vá triturando a banana que deve estar ainda quente (pois fria endurece e não tem como trabalhar), acrescentando a agua quente.... para que fique com consistência cremosa.

Guarde em potes herméticos, pois tem boa durabilidade .... e também podem ser congeladas em formas de gelo e guarde-as em sacos próprios para freezer.

Utilize as congeladas para Sopas, Feijão, Sucos.

Breve receitas com a Biomassa.

Saúde e Bom Apetite!!

2 comentários:

  1. Oi, vou fazer essa torta qualquer fim de semana. Os cookies ficaram
    uma delicia! A receiita do ratatouille fiz também, ficou boa demais! É sempre bom fazer uma comidinha diferente e saudável!
    Marinely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marinely fico feliz que está gostando das receitas... A Biomassa é uma base para diversas receitas.
      É excelente!!
      Abraços!!

      Excluir