sábado, 1 de outubro de 2011

Alimentos ditos Saudáveis: Cuidado!!

Olá, estive sumida do meu próprio blog, mas tive meus motivos. Pois bem, prometo não sumir mais assim por tanto tempo. Hoje vou falar um pouco sobre alimentos que a maioria de nós considera saudável, mas nem sempre o são.  Os argumentos abaixo geralmente sao utilizados pelas industrias alimentícias, infelizmente existe hoje no mercado muitos alimentos ditos como saudáveis, mas que escondem alguns vilões na sua composição. Vejamos alguns. Boa leitura.


As vezes fazer escolhas saudáveis não é tão fácil quanto pensamos: Olhando produtos em prateleiras de supermercados, são tantas as opções de diet, light, sem gorduras trans e etc, que acabam por confudir quem procura manter uma alimentação equilibrada. Esses alimentos geralmente vem acompanhados de ingredientes como açucares, que automaticamente transformam um alimento aue pensamos ser uma boa escolha em uma má opção. Veja algumas opções de supostos alimentos "saudáveis" que devemos manter afastados:

Iogurte com fruta no fundo

Prós: Iogurte e fruta são dois dos alimentos mais saudáveis conhecidos pelo Homem.
Contras: O problema aqui é o xarope de milho adicionado,  esse produto que é utilizado para fazerem a geleia de fruta no fundo dos iogurtes.
A Alternativa saudável: Opte por iogurte natural e adicone frutas naturais.

Feijão ou outros grãos em Lata
Prós: O feijão é preparado com fibras, o que ajuda a manter o apetite saciado e diminui a velocidade de absorção de açúcares no sistema sanguíneo.

Contras: O feijão é tipicamente enlatado com um molho acastanhado feito com açúcares branco e amarelo. E como as fibras estão localizadas no interior do feijão, não têm a oportunidade de interferir com a velocidade com que o açúcar é digerido. Pense uma colher de enlatado contém cerca de 24 grs de açúcar.

A Alternativa Saudável: Coma Feijão feito em casa, você consegue obter todos os benefícios dos legumes, sem o açúcar extra.

Sushi  (estilo California Roll)
Prós: A alga que enrola o sushi contém nutrientes essenciais, como o selénio, cálcio e ómega-3.
Contras: é basicamente um cubo de açúcar japonês. Os dois ingredientes principais são arroz branco e uma imitação de camarão, ambos com hidratos de carbonos de rápida digestão e praticamente nenhumas proteínas.
A Alternativa Saudável: Sushi de atum ou salmão. Estas variedades possuem uma menor concentração de hidratos de carbonos prejudiciais à saúde e proteínas de elevada qualidade.
 
Barras de Cereais e Fruta
Prós: São feitos com aveia, um produto nutricional e rico em fibras indispensável para uma alimentação saudável.
Contras: Os flocos de aveia estão colados uns aos outros com ingredientes de elevada concentração de frutose, como xarope de milho, mel ou malte de cevada. Todos eles elevam rapidamente o nível de açúcar no sangue.
A Alternativa Saudável:
Coma cereais integrais como: aveia, quinua, acrescido de frutas e iogurte natural.

A famosa Salada de macarrão
Prós: A grande maioria de saladas com massa incluem uma variedade de legumes frescos.
Contras: O principal ingrediente é massa feita com farinhas brancas, um produto semelhante ao pão.
A Alternativa Saudável: Salada de ovo não tem qualquer impacto no açúcar no sangue. A Universidade de Connecticut realizou um estudo que demonstra que não existe correlação entre o consumo de ovo e doenças de coração.

Croutons
Prós: A sua pequena dimensão contribui muito pouco para as calorias da sua refeição, e acrescentam um agradável e saboroso efeito crocante.
Contras: A maioria dos croutons são feitos com a mesma farinha refinada que se usa para fazer pão branco, um alimento com um índice glicémico superior ao açúcar.
A Alternativa Saudável: Amêndoas fatiadas torradas. São crocantes, não têm açúcar, e possuem gorduras monoinsaturadas (o mesmo tipo de gorduras encontradas no azeite), outra opção é comprar um pão integral de qualidade, corta-lo em cubos pequenos, acrescentar orégano e levar ao forno.

Molho de Saladas Light
Prós: Reduzir na gordura diminui as calorias que o molho contém.
Contras: São adicionados açúcares para dar sabor. Contudo, o principal aspecto é que a remoção da gordura diminui a capacidade do corpo para absorver muitas das vitaminas presentes nos vegetais.
Alternativa Saudável: Faça o seu próprio molho de saladas feito com azeite e seja moderado nas doses utilizadas.

Frutas Enlatadas
Prós: O ingrediente principal é fruta, indiscutivelmente um alimento saudável.
Contras: Muitas marcas preservam as frutas em xaropes ricos em açúcar, meia colher de fruta enlatada contém 23 grs de açúcares adicionais.
Alternativa saudável: Procure comer frutas in natura ou faça sua propria fruta cozida, utilizando pouco mel e canela.
.
Manteiga de Amendoim com redução de Gorduras
Prós: Toda a manteiga de amendoim  possui uma quantidade considerável de gordura monoinsaturada saudável para o coração e circulação sanguínea, mesmo as com redução.
Contras: Muitas marcas comerciais de manteiga de amendoim acrescentam açúcar em pó, o mesmo tipo utilizado na decoração de bolos. As manteigas de amendoim com redução de gorduras são as piores, porque possuem mais açúcar em pó e menos gordura monoinsaturada.
A Alternativa Saudável: Procure manteiga de amendoim natural com 100% gordura de amendoim e que não contenha açúcar em pó adicional.
Pretzels
Prós: 280 grs têm apenas 110 calorias.
Contras: Estes produtos pobres em gorduras apresentam elevadíssimos índices glicémicos.

Fonte: Alimentação Saudável ( feito alterações).

2 comentários:

  1. Eu resolvi alguns desses problemas fazendo os alimentos em casa mesmo.
    Iogurte eu faço com leite integral e Bio-rich (vende em supermercado), torro e môo o amendoim pra fazer a "manteiga" (fica tão bom!), gosto de comida feita na hora e evito até mesmo deixar em geladeira. Só não consigo evitar as barrinhas, mas... não dá pra ter tudo! ;-)
    Beijos, Lorenalu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, hoje olhando todas as minhas postagens vi seu comentário, desculpe não responde-lo antes.
      Tu estás muito certa, mudanças são essenciais para se viver bem.....como sempre digo nada é proíbido, mas devemos saber o quanto e de quando em quando fazer uso. Sendo consciente tudo flui.
      Beijo grande pra você!

      Excluir