segunda-feira, 18 de julho de 2011

Comida e Remédios

Estudo começam a mostrar como e quais os nutrientes que interferem na ação das drogas. Dependendo da combinação eles podem aumentar ou reduzir sua eficácia.

Atenção às combinações:

Alergia:
Remédio: Anti-histamínicos
Interações: O consumo de álcool aumenta a sonolência provocada por eles.

Artrite, Dor e Febre:
Remédio: Analgésicos e Antipiréticos
Interações: a cafeína aumenta a ação destes medicamentos.

Remédio: Anti-inflamatório não esteróides
Interação: se tiver estômago sensível, tome-os com alimentos. O ácido aceltilsalicílico e anti-anflamatórios prejudicam a captura da vitamina C e aumentam sua eliminação pela urina. Também reduzem a quantidade de ácido fólico.

Remédio: Analgésicos narcóticos
Interações: as bebidas alcoólicas aumentam a chance de efeitos secundários perigosos - coma ou morte.

Problemas cardiovasculares:
Remédio: Inibidores da ECA (tratam a hipertensão e insuficiência cardíaca)
Interações: Podem elevar a quantidade de potássio no corpo. Por isso evite comer grandes quantidades de alimentos ricos em potássio, principalmente substitutos do sal que contenham potássio.

Remédios: Betabloqueadores
Interações: se o seu estômago for sensível, tome com alimentos. A dieta precisa ser reorientada. Eles levam à deficiência de vitaminas A, D, E e K e reduzem a capacidade dos rins de remover potássio. Por isso, evite grandes quantidades de alimentos ricos em potássio.

Remédios: Estatinas
Interações: Algumas funcionam melhor se tomadas na refeição matinal, há casos em que o suco de grapefruit pode aumentar a quantidade no organismo e os efeitos colaterais

Asma:
Remédios: Broncodilatadores
Interações: se for ingerida muita cafeína há aumento de riscos de excitabilidade, nervosismo e palpitações. A ingesta de álcool pode elevar as chances de náuseas, vômitos, cefaleia e irritabilidade.

Infecções:
Remédios: Antibióticos
Interações: Evite tomar ciprofloxacina só com leite, queijo e sorvetes. As tetraciclinas prejudicam a absorção de cálcio e ferro. Evite grandes quantidades de alimentos e bebidas ricos em tiramina enquanto estiver usando linezolida. Altos níveis de tiramina (presente em queijos fermentados e vinho tinto) podem causar um aumento perigoso na pressão. O café reduz a absorção de antibióticos por elevar a acidez gástrica.

Remédios: Antifúngicos
Interações: O itraconazol funcionará melhor se  você tomá-lo durante ou logo após uma refeição completa. O griseofulvina melhor quando tomado com alimentos gordurosos.

Distúrbios Psiquiátricos:
Remédios: ansiolíticos e antidepressivos
Interações: Álcool aumenta os efeitos colaterais como sonolência.

Remédios: Antipsicóticos
Interações: Tome a ziprasidona com comida. Outros podem ser tomados com estômago vazio. Evite cafeína, se toma clozapina, porque pode aumentar a quantidade de medicamento no sangue.

Remédios: Sedativos e hipnóticos
Interações: O álcool pode agravar os efeitos colaterais causados por os mesmos.

Fonte: Avoid Food-Drug Interactions - guia da Liga Nacional de Consumo nos EUA e do Food and Drugs Administration.

Nenhum comentário:

Postar um comentário