sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sobre VITAMINAS.... "A"

Hoje começamos uma viagem pelas vitaminas..... Não esquecendo que todas as informações aqui postadas, são para um pouco mais de conhecimento e esclarecimento e que em hipótese alguma é referência para  se auto-medicar.

Até mesmo porque as vitaminas necessárias para o equilibrio orgãnico são encontramos em grande escala nos alimentos.

Saúde e Bom Apetite!!

VITAMINA "A"

É um micronutriente que pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis (isto é, são solúveis em gordura), é  encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides,  ou como pró-vitamina em tecidos vegetais sob a forma de carotenoide.

No corpo humano a vitamina A pode ser encontrada de três formas,
o retinol, retinal e o ácido retinóico, sendo o último o principal e mais abundante metabólito intracelular em mamíferos.

Essas diferentes formas da vitamina A desempenham  funções diferentes  no organismo humano:

Ciclo Visual: O 11-cis-retinal é de vital importância no ciclo visual, atuando nos bastonetes, células que funcionam com baixa intensidade de luz insensíveis às cores;

Diferenciação Celular: O ácido retinóico é encontrado no interior das células, onde desempenha funções relacionadas ao ciclo celular;

Outras funções: Também está relacionada com o desenvolvimento dos ossos, ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário, manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular.

Onde Encontrar:

 Abacate, Abóbora, Acelga, Batata-doce, Brócolis, Caju, Cenoura, Couve, Escarola, Espinafre, Fígado, Goiaba, Iogurte natural, Leite, Mandioca Amalerinha, Mamão, Manga, Maçã, Melão, Óleo de fígado de bacalhau, Gema de ovos, Pêssego, Queijos gordurosos, Sardinha, Taioba, Tucumã (Amazônia).

No próximo Post estarei abordando sobre as Vitaminas do Complexo B..

Beijos e até a próxima!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário