domingo, 1 de julho de 2012

Alimentando o Cérebro!


Com o passar dos anos todo nosso corpo vai ficando mais maduro (uma forma delicada para dizer que estamos envelhecendo), pois bem, isso inclui o envelhecimento celular, da mesma forma que temos a percepção do envelhecimento cutâneo, cabelos, nossos órgãos também envelhecem e o nosso cérebro não fica de fora.
Mas há sim formas de retardarmos esse processo, com hábitos saudáveis como: Leitura, atividade física e sem dúvida alimentação balanceada. Abaixo fiz um apanhado de alimentos que ajudam a dar “UP” em nosso emaranhado de idéias.
·         LIMÃO:                Uma fruta ao dia nos fornece a metade da necessidade diária de Vitamina C, que em parceria com os flavonóides, atua como antioxidante,
diminuindo o processo de oxidação e envelhecimento da massa cinzenta.
·         COUVE:                               Uma pesquisa feita pelo Instituto Karolinska na Suécia, mostrou que uma dieta rica em magnésio é capaz de reduzir em 9% as chances de ocorrer um acidente vascular cerebral isquêmico, normalmente causado por um coagulo de sangue. Também auxilia no aprendizado.
·         GRÃO DE BICO:                Fornece ferro que ajuda no transporte de oxigênio para o corpo, também auxilia no aprendizado. Por conter triptofano garante o bem estar e humor.
·         SALMÃO:            10% do cérebro é composto por gorduras, sim boas gorduras, principalmente ômega 3. De acordo com a UNIFESP, o salmão consumido em medida 2x semana aumenta a capacidade enviar sinais e mensagens, regenera os neurônios lesionados e ajuda na formação de novas células.
·         OVO:                    A gema é fonte de Biotina, substancia que ajuda a afastar a depressão, e Colina, considerada o mais novo componente das vitaminas do complexo B. Tem importante função na formação de membranas das células e sistema nervoso e estimula atividade cerebral, contribuindo para a memória e controle motor. A clara por sua vez, rico em proteínas, fornece a glutamina, que preserva o DNA de novas células do cérebro.
·         MIRTILO:             No 240º Encontro Nacional da Sociedade Química dos EUA foi apontado que tem poder antioxidante contra radicais livres e previne os riscos de Alzheimer, bloqueia a produção da proteína beta-amiloide, uma das responsáveis pela doença. Ajuda a eliminar substâncias tóxicas do cérebro potencializando a memória.
·         TOMILHO:           Possui um óleo chamado Timol, que tem ação antioxidante protegendo a camada de gordura das células nervosas. Indicado para depressão e bipolaridade.