sábado, 28 de abril de 2012

Montar uma Horta em Casa!!


Você tanto pode morar em casa ou apartamento, desde que tenha local adequado de exposição ao sol. Alem de incentivar o uso de temperos naturais na culinária, o plantio e o cuidado com as plantas funcionam como uma terapia.
Você pode utilizar ervas para temperos e também para chás.

1º Passo: Você vai precisar de mudas de ervas a sua escolha, substrato de terra, manta bidin (à venda em lojas especializadas), argila expandida (aquela que vem em formato de pedras ou bolinhas)
e uma jardineira. Para começar, cubra o fundo da jardineira com a argila expandida. Ela serve para retirar o excesso de umidade da terra, além de impedir a obstrução dos furos do fundo do vaso, que escoam a água.

2º Passo: Corte a manta bidin no tamanho da jardineira e coloque-a por cima da argila. Ela evitará que a terra misture com a argila e entupa os furos do fundo.

3º Passo: Coloque um pouco de substrato de terra para cobrir a manta e preparar o fundo do vaso para receber as plantas. Dessa forma, as mudas ficaram bem escoradas na jardineira.

4º Passo: Distribua as mudas escolhidas pela jardineira (devem ficar entre 10 a 15 cm de distância umas das outras. Depois é só cobri-las com terra.
Dessa forma você tem ervas e temperos frescos para utilizar quando necessário.

Cuidados diários:
·         Para que as ervas se desenvolvam, é essencial manter a terra úmida. Então, não se esqueça de regá-las uma vez pela manhã e outra no fim do dia, mas cuide para não enxarcar a terra.
·         Lembre-se de manter a jardineira em local que pegue luz solar.
·         A adubação deve ser feita (eu particularmente prefiro utilizar carvão moído e cascas de frutas, legumes).
·         Caso surjam pragas é possível combatê-las com chá fumo, ou chá de eucalipto.
·         Em media o tempo de vida útil da erva não ultrapassa seis meses. Após esse período substitua-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário