quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vitaminas!!

A descoberta das vitaminas foi devida ao histórico das moléstias como escorbuto, beribéri, pelagra, bócio e raquitismo, provocadas pela insuficiência no regime alimentar.
A denominação vitamina deriva das palavras vita = vida e amina = composto orgânico contendo nitrogênio. Anos mais tarde descobriu-se que ...
nem todas as vitaminas contem nitrogênio, mas como o termo já estava muito conhecido assim ficou.
A primeira vitamina descoberta foi a A, depois a B e como essa era composta de diversos elementos surgiu a B1, B2, B3 e assim sucessivamente.
Vitaminas são substancias orgânicas de composição diversas, necessárias em quantidades mínimas, para promover o crescimento, manter a vida e a capacidade de reprodução.
O interesse na busca por vitaminas deve-se a fatores como: busca de qualidade de vida, complementação muitas vezes da alimentação deficitária, falta de atividade física, poluição, fumo, álcool, vida sedentária e etc.
Em condições normais, as necessidades vitamínicas de um individuo variam de acordo com alguns fatores como: sexo, idade, peso, altura, necessidades calóricas, clima, gravidez, lactação e estresse.
Nenhum tablete deve substituir uma alimentação saudável ou compensar uma má dieta. Para uma boa nutrição e boa saúde a solução é: ingerir alimentos ricos em nutrientes como: frutas, verduras, legumes, etc.
Alimente-se bem e Boa Saúde!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário