quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PARTE 2: Escolhendo Frutas na hora de Comprar!!

Damasco:       Muito confundida com o pêssego, tem a casca mais macia e um sabor diferente. Muito consumida seca. É uma fruta fina. Devem-se escolher sem manchas, sem machucados e levemente macia.


Figo:   Podem ser encontrados nos mercados em pequenas caixas. Sua cor é roxo-escura, com um tom acinzentado e a superfície levemente áspera. Ao serem tocados com as mãos, devem estar firmes. Escolha as frutas que tiverem o umbigo ligeiramente aberto, sem a presença de bolor e partes muito moles ou amassadas. Não devemos consumir figos com a casca, pois são periodicamente pulverizados com sulfato de cobre, que é prejudicial à saúde.

Fruta - do - conde:    Fruta exótica, também conhecida como Pinha, apresenta
tom verde-escuro acinzentado quando madura ao ser tocado com a ponta dos dedos deve revelar consistência macia, prova de que está boa para consumo.
Goiaba vermelha:     Tem a casca verde por fora e por dentro. O miolo é vermelho e sua casca deve ser lisa e sem furinhos. Ao serem tocadas com as mãos, as goiabas deve estar bem firmes, o que significa que estão prontas para ser saboreadas.

Goiaba branca:         A casca da goiaba polpa branca é mais amarela do que a da goiaba polpa vermelha. Lisa e uniforme, não deve apresentar pequenos furos. Para ser consumida, deve estar firme e macia.
 Jabuticaba:    Deve ser de tamanho uniforme e ter a casca escura e firme. Existem diversas qualidades de jabuticaba,  as menores são mais saborosas. Fruta comprada por quilo. Ao comprar, descarte as murchas; escolha as que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.
 Kiwi:               Fruto de cor bege e casca áspera. Não compre se apresentar manchas. Para ver se está maduro, basta tocá-lo com os dedos. Se estiver macio, pode ser consumido.
Laranjas:      Dê preferência as mais pesadas, pois são as que tem maior quantidade de suco. Verifique se a cor está de acordo com a variedade, porque mudanças na coloração indicam má qualidade. Alguns tipos têm a casca lisa, e outros; porosa. Nas variedades de casca amarelo-forte, manchas marrons indicam que a fruta está bem doce e suculenta. a do tipo seleta deve estar com pedaço do galho, sinal de que foi colhida corretamente. A polpa de todas deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos.
 Laranja Baía:           Este tipo de laranja apresenta casca ligeiramente rugosa e brilhante, com um umbigo grande na extremidade oposta ao cabo. É grande e excelente para sucos.

Laranja-Kinkan:      Este é um tipo de laranja miúda, de boa qualidade para fazer doces em calda. Sua casca é amarela forte.
 Laranja Pêra:           A laranja pêra apresenta casca lisa, brilhante e amarela e tem tamanho médio. Esta é uma laranja própria para chupar, por ser muito saborosa. As laranjas devem sempre ser firmes e macias.
Limão:            Existem várias tipos. O galego e Taiti são as mais conhecidas. O galego é pequeno e deve ter a casca fina. Escolha os mais pesados e que cedam levemente a pressão dos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O taiti é grande e quando maduro deve ceder a pressão dos dedos. O cravo lembra uma mexerica pequena, seu suco é avermelhado e o sabor bem forte.
 Lichia:            Originária da China, a lichia é uma fruta de polpa gelatinosa. Envolta em uma casca rugosa e vermelha, rica em vitamina C, esta fruta, que dizem ter o sabor semelhante ao da uva itália , favorece a digestão. Na hora da compra verifique se estão todas íntegras, sem partes escuras, rachadas e polpa mole.
continua...parte 3.