segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alimentação com nota

Depois de postar sobre os 10 piores alimentos, fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto e encontrei algo interessante:

Na Universidade de Yale pesquisadores criaram um sistema de pontuação para a alimentação chamado NuVal, que fornece uma nota para cada alimento, desde de frutas e hortaliças in natura até os produtos processados. O método consiste em olhar o número que consta ao lado do valor do produto e optar pelo alimento de maior nota, essa varia de 1 a 100. Quanto mais perto de 100 mais saudável o alimento. A ideia foi lançada em 2009 e espalhou-se rapidamente, hoje já são mais de 23 Estados americanos participando em seus super mercados da NuVal, além de Escolas e também uma seguradora de Saúde que orienta o consumidor por telefone. " Como seria bom se isso viesse a acontecer no Brasil "
Mais de Noventa mil produtos foram cadastrados e receberam nota.
Diz Annete Maggi, diretora da empresa que quer transformar a NuVal em um Sistema Universal de avaliação dos alimentos.
O método acontece entre co-relacionar os nutrientes presentes nos alimentos e dividi-los em categorias: como, vitaminas, minerais, bioflavonoides, fibras e outras substâncias benéficas e os nutrientes não benéficos como: gorduras trans, saturadas, açúcar, sódio, colesterol entre outros.

De acordo com a equação só merece nota máxima frutas e vegetais com grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais e água. Ex: o brócolos e o mirtilo conhecidos por suas propriedades anti cancerígenas estão no topo da lista com nota 100. Entre os alimentos predadores estão o hahá.... lembram dele no post anterior? .....

Ele mesmo o REFRIGERANTE com nota 1, as bolachas cracker que muitos de vocês me perguntam que mal há em comer uma bolachinha salgada nos intervalos, pois é, a nota é 2 e o delicioso e irresistível aquele que a maioria me diz "depois do almoço sou obrigado(a) a comer um pedacinho...o famoso chocolate ao leite...a nota é 3...Esses alimentos meus queridos contém muito teor de sódio, gordura e nada em ou quase nada em nutrientes...fujam deles.

Abaixo vou fazer uma lista dos alimentos e suas notas, como eu sempre digo e repito: nada é proibido, mas quanto mais eu evitar, com certeza viverei melhor. Boa SAÚDE a todos.

Refrigerante 1 - Pão italiano ou francês 2 - Chocolate ao leite 3 - Pipoca de micro 5 - Salame 7 - Sopa de brócolis processada 20 - Pipoca micro 94% menos gordura 28 - Peito de frango com pele 31 - Suco de tomate pronto 32 - Pão branco com grãos integrais 33 - Carne vermelha 34 - Lagosta 36 - Peito de frango sem pele 39 - Pão de fibras com linhaça 48 - Leite com 2% de gordura 55 - Arroz branco 57 - Macarrão 61 - Camarão 75 - Leite com 1% de gordura 81 - Arroz selvagem 91 - Iogurte natural 94 - Maçã 96 - Tomate 96 - Brócolis 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário