sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sem Açúcar mas com Afeto!!

Com a Páscoa chegando, é normal o aumento no consumo do Açúcar e tudo aquilo que leva sua composição...especialmente os chocolates.
Devem ser proíbidos? Não, com certeza não., em doses sábias traz um certo benefício, principalmente o humor. Mas deveria sim haver mais consciência no momento em que do mesmo se fizer o uso. 
Tem sabor peculiar, o próprio aroma nos leva ao delírio....delírio??...Sim.
Hoje dou início a primeira parte sobre o açúcar e tudo o que acompanha com esse doce engano.

Sem Açúcar e com verdadeiro afeto, escrito por Sônia Hirsch nos explica de forma fácil o que é o açúcar....

"O açúcar é uma coisa tão refinada que vai direto para o sangue e causa uma série de alterações físicas e mentais no consumidor.

O excesso de açúcar pode provocar alterações no cérebro, cientificamente explicadas pelo encontro da insulina com um aminoácido ....


chamado triptofano que é rapidamente convertido no cérebro em serotonina, um tranqüilizante natural. "Madame está nervosa? Dá água com açúcar pra ela que passa".

Na Índia, alguns séculos antes de Cristo, os médicos usavam o açúcar como remédio. Foi só ali perto do ano 600 que os persas criaram a rapadura, daí começou o tráfico. Na Europa não tinha açúcar, era importado e custava muito caro e só os nobres podiam comprar: "Nada de drogas para os pobres".

Em 1532, Martin Afonso de Souza instalou em São Vicente o primeiro engenho de açúcar no Brasil, movido a escravos, é claro;  20 milhões de africanos entraram nessa empreitada.

Em 1665, a Inglaterra já importava 8 milhões de quilos por ano. Nesse mesmo ano, a peste bubônica matou 30.000 pessoas em Londres, pessoas que tinham acesso ao açúcar, porque no campo, entre os pobres, ninguém morreu.

Será que ninguém desconfiou da relação da nova doença e o espantoso consumo de açúcar?    O açúcar predispõe o corpo a infecções .....



continua próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário